Africa

Apresentação

19 de Setembro de 1994, marco de chegada das Apóstolas pioneiras, no continente africano!


 

 A missão das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, no continente africano, teve início em Dombe, na Província de Manica, Diocese de Chimoio, no dia 19 de Setembro de 1994, com a chegada das missionárias Apóstolas ‘pioneiras’Ir. Valeriana Coelho e Ir. Iracelis Souza Dias.

Vieram acompanhadas da Ir. Alice Garcia de Morais, então responsável pela administração financeira do IASCJ, a ecônoma provincial. Oficialmente, a missão, em Moçambique, começou no dia 25 de Março de 1995, com a chegada das outras Apóstolas, Ir. Taeko Eguchi e Clarice Rocha.

Com muita garra e grande entusiasmo, deram início à Educação Escolar, com apenas 40 crianças da 1a. classe, alunos que foram, aos poucos se avolumando! Ao longo de 17 anos, a Escola alcançou a 12a. classe.

Devido à necessidade de mais ‘operários para a messe’, foram revezando-se as missionárias e enviadas mais Irmãs, sempre disponíveis ao trabalho na Área Educacionalbem como nas diversas Pastorais. Assumiram a recriação da Paróquia, com atividades pastorais diversas, em suas 10 comunidades, mas sobretudo na sede da missão.

Em Maputo, iniciou-se a missãom no dia 3 de Fevereiro de 1998, quando as Irmãs assumiram a direção da Escola Secundária ‘Força do Povo’, que a partir de 2007 foi desmembrada em duas Escolas: a ‘Escola Primária Completa da Imaculada’ (1a. à 7a. classe) e a ‘Escola Secundária Força do Povo’ (8a. à 10 classe - manhã, tarde e noite).

Cresceu o número de vocacionadas! E, com grande alegria, o Instituto deu início à formação inicial, de futuras Apóstolas, em terras africanas;  Casa de Formação, tendo à frente, a Mestra, Ir. Ana Marta dos Santos. Em vista do crescimento de adeptos ao anúncio da Boa Nova, cresceu o entusiasmo das missionárias, dispondo-se ao chamado: atuam na Paróquia, na Pastoral das Vocações, do Grupo Juvenil e adolescentes.

Acontecem várias animações vocacionais, dentre estas o DESPERTAR VOCACIONAL (19/06/11) a nível Paroquial, dinamizado pelas apóstolas, Ir. Janeta e Ir Erraunete, com a colaboração e participação dos formandos e formandas dos Missionários da Consolata.

No corrente ano, participaram aproximadamente 400 jovens e adolescentes das cinco comunidades da Paróquia N. Sra. Aparecida de Mavalane.

Foi uma manhã vibrante; a semente foi lançada. É nosso desejo que germine e que se possa colher abundantes frutos pela glória do Coração de Jesus.

Na Escola Primária Completa da Imaculada, as educadoras, Ir. Hélia e Ir. Janeta realizadm os Encontros de Vida com alunos de várias religiões, colhendo muito bons resultados. Os 150 anos de Madre Clélia também foram comemorados nestes encontros.

Na Escola ‘Secundária Força do Povo’, Ir. Jacinta realiza encontros periódicos com os alunos (Chefes de turma), para reflexão e formação dos valores. Também com os professores, Madre Clelia, mais uma vez, se fez presente, na celebração do seu 150º. aniversário.