Centro Assistencial Coração de Jesus - Samambaia/DF

O CenAssistencial Coração de Jesus - CACJ realiza suas atividades desde o ano de 1996, em Samambaia Norte, Distrito Federal. Desde a sua fundação, atende crianças e adolescentes gratuitamente, na faixa etária de 07 a 17 anos, suas famílias, e outros moradores da comunidade que necessitam do serviço social. Atualmente apresenta uma modificação na proposta de atendimento a essa faixa etária, conforme a PORTARIA SEDEST N° 48/09 e Nota Técnica da de 09/03/2009, a qual determina o serviço de convivência para crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 14 anos, 11 meses e 29 dias.

A cidade de Samambaia nasceu com a intenção de abrigar o alto número de pessoas que migravam de outras partes do país para o Distrito Federal entre os anos 1989 e 1994. Para criar uma estrutura urbana para esses moradores, no dia 25 de outubro de 1989, a cidade foi oficialmente criada através da lei 49 e decreto 11.291 tornando a 128 Região Administrativa do Distrito Federal - RA XII. Hoje, segundo projeções da CODEPLAN, Samambaia tem aproximadamente 200 mil habitantes, sendo a quarta cidade mais populosa do Distrito Federal, ocasionando o aumento da demanda pelo serviço social oferecido às famílias.

Diante dessa realidade muitas famílias enfrentam graves problemas entre eles: desemprego e subemprego, dificuldade ao acesso a tratamento de saúde, violência, vícios, tráfico, pedofilia, desestruturação familiar, gravidez precoce, trabalho infantil, falta de qualificação profissional, comodismo social - o que gera o ócio e a falta de perspectivas, o que desencadeia uma busca imediatista por sanar problemas como fome e contas atrasadas através de furtos e trafico. As crianças e adolescentes estão desprovidos de cuidados de adultos uma vez que seus pais estão no trabalho ou buscando alternativas de sustentabilidade, ainda mais porque uma grande desestrutura familiar e muitos pais, ou abandonaram a família ou são detentos ou estranhos a seus filhos.

Nesse contexto de risco iminente, identificou-se a necessidade de realizar um trabalho sócio-educativo, de interesse público, fortalecedor dos vínculos familiares, comunitários e sociais, potencializador dos valores para a formação de cidadãos conscientes, consistentes, comprometidos e capazes de sonhar um mundo diferente daquele no qual estão inseridos. Acreditamos que, a criança de hoje é o adulto de amanhã e o cuidado experimentado especialmente na infância, desperta e educa a sensibilidade para além de si mesmo, bem como o descaso sugere a agressão e desvalorização de si e do outro. Assim, nosso trabalho possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos o direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencial idades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social.

GaleriasCentro Assistencial Coração de Jesus - Samambaia