A Bem-Aventurada Clélia Merloni e o Sagrado Coração de Jesus

O Coração de Jesus é fonte de vida e de luz para quem quer que seja, inefável beleza do Deus altíssimo, vida que vivifica toda a vida, luz que ilumina toda a luz.

Imagem

O Coração de Jesus quer morar em nós

Santo Agostinho, garantiu que a nossa manifestação de fé é a condição para que Jesus Cristo habite em nossos corações. Fala do evangelho segundo o qual Jesus dormia na parte de trás da barca e os discípulos o acordaram diante do perigo de um eminente naufrágio. Jesus se levantou e ordenou ao vento e ao mar e, logo em seguida, fez-se uma grande calmaria (cfr. Mc 4,35-41). Assim como a ventania agitou o mar causando tormenta, a vida de uma pessoa pode ser alcançada pelos ventos das tribulações. Estes ventos impetuosos seriam as faltas que cometemos, de modo que é preciso acordar Jesus para fazer cessar as tormentas, assim como Ele foi acordado pelos discípulos. O sono de Jesus acontece no coração humano quando há o esquecimento da fé. Porém, se a pessoa restaura a sua fé, ela acorda Jesus e Ele fará morada no seu coração.

O Coração de Jesus é fonte de vida e de luz para quem quer que seja, inefável beleza do Deus altíssimo, vida que vivifica toda a vida, luz que ilumina toda a luz. É o brilhante e suave manancial daquela fonte oculta aos olhos de todos os mortais. Ele é a profundidade infinita, altura sem limite, amplidão sem medida, pureza sem mancha. O Seu Coração é cheio de amor para toda a humanidade. Ele é manso e humilde de coração e Nele nós encontraremos descanso (cfr. Mt 11, 29). Ele nos amou até o fim (cfr. Jo 13, 1). Quando um soldado lhe abriu o lado com uma lança, logo saiu sangue e água (cfr. Jo 19, 34). Ele doou tudo para o nosso bem. 

Este Coração, a Pessoa de Jesus encantou a Bem-Aventurada Clélia Merloni, desde pequena e muito mais na sua juventude, pois o elegeu como o Amor de sua vida, o seu TUDO. Em seus escritos encontramos a revelação do seu amor por Jesus e o desejo de que Ele seja sempre mais conhecido e amado por todos. E ela realizou o seu sonho: fundar um Instituto religioso totalmente dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. Este sonho tem nome, data e local. É o Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, fundado em Viareggio – Lucca-Itália no dia 30 de maio de 1894.

As Apóstolas, impelidas pelo lema “Caritas Christi urget nos” (A caridade de Cristo nos impele), por meio de sua ação evangelizadora, dão continuidade ao sonho de Madre Célia, que é de “levar um raio do amor e da ternura do Coração de Jesus a todas as pessoas”, isto é, fazer com que todos conheçam e amem este Divino Coração.

Ouçamos a Bem-Aventurada Clélia Merloni

“Quem quer ter a salvação, não precisa fazer nada além de refugiar-se na Arca bendita do Coração de Jesus: de lá se contempla  a tempestade, sem ser machucado; sem ser ameaçado. A estrada que conduz mais rapidamente ao paraíso é a esperança nos méritos de Jesus e a fidelidade à graça”.

“Devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Essa deve ser, para a Apóstola, a primeira e a mais querida das devoções. Nas adorações, nas orações, nos sacrifícios, que ela se imporá para aumentar a glória deste Sagrado Coração, tenha como modelos a Virgem Maria e Santa Margarida Maria Alacoque, a primeira e mais fervorosa Apóstola do Sagrado Coração”.

“As Irmãs devem comprometer-se a difundir a devoção ao Sagrado Coração, especialmente em reparação dos pecados, bem como pelos sacerdotes infiéis que traem a Jesus. As Apóstolas esforcem-se para alcançar este objetivo oferecendo ao Sagrado Coração de Jesus todas as obras de caridade para as quais a obediência as destinar”.

“Peça ao Divino Coração de Jesus e a Santíssima Virgem Maria que lhes concedam o espírito de uma autêntica caridade para com o próximo, pois sem ela não há salvação. O próprio Jesus nos diz: “Queres conhecer o grau de amor que nutres por mim? Examina como amas, como suportas o teu próximo, como te sacrificas por ele; a medida do amor que tens pelo próximo será a medida do amor que tens por mim”. Na esperança de descobrir no seu espírito melhores disposições na prática sincera da verdadeira caridade de Jesus Cristo, deixo-as junto a Jesus Sacramentado, a fim de que obtenham do seu Divino Coração o verdadeiro espírito de caridade”.

Diante de tanta riqueza só nos resta colocarmo-nos na presença desse Sagrado Coração que a Pessoa de Jesus, conhecer Suas promessas e rezar.

Suas Promessas:

1ª “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração”;

2ª “Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”;

3ª “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”;

4ª “Eu os consolarei em todas as suas aflições”;

5ª “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”;

6ª “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”;

7ª “Os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias”;

8ª “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”;

9ª “As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição”;

10ª “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”;

11ª “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no Meu Coração”;

12ª “A todos os que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.

Ó Coração sacratíssimo de Jesus, fonte viva e vivificante de Vida Eterna, tesouro infinito de divindade, fornalha ardente de amor divino, vós sois o lugar do meu descanso, o refúgio da minha segurança. Inflamai o meu coração daquele amor ardentíssimo do qual arde o vosso; derramai nele as inumeráveis graças de que o vosso Coração é a fonte. Fazei que a vossa Vontade seja a minha e que a minha vontade seja eternamente conforme a vossa. Amém.

Ir. Maria Josefina Suzin, ascj