UNISAGRADO tem nova Reitora

A Profª. Dra. Irmã Vânia Cristina de Oliveira assumiu o cargo tendo o ser humano como meta de sua gestão

Imagem

A Profª. Dra. Irmã Vânia Cristina de Oliveira assumiu o cargo tendo o ser humano como meta de sua gestão

Em cerimônia realizada na noite de segunda-feira (20/01) no Auditório João Paulo II, foi empossada Reitora do UNISAGRADO, na presença de seus familiares, autoridades de instituições de ensino públicas e privadas, políticas, religiosas, militares, representantes da comunidade, coordenadores de curso, professores e colaboradores do UNISAGRADO e do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus.

Com o auditório lotado, a cerimônia foi presidida pela Superiora Geral do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), Madre Miriam Cunha Sobrinha, residente em Roma, que veio a Bauru especialmente para a ocasião. Contou com a presença, na mesa de honra, da Superiora Provincial da Província Brasileira Sagrado Coração de Jesus e Chanceler do UNISAGRADO Irmã Márcia Cidreira, da Ecônoma Geral do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus Irmã Laura Mazzoleni, da magnífica Reitora cessante Prof.ª Dra. Irmã Susana de Jesus Fadel, da Vice-Reitora e Pró-Reitora Acadêmica cessante Prof.ª Dra. Irmã Ilda Basso, da Vice-Reitora nomeada e Pró-Reitora de Extensão e Ação Comunitária e Gestora Executiva da Sagrado Rede de Educação Prof.ª Dra. Irmã Fabiana Bergamin, da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação e Pró-Reitora Acadêmica nomeada Prof.ª Dra. Sandra de Oliveira Saes, da Pró-Reitora Administrativa Prof.ª Esp. Irmã Maria Inês Périco, do Diretor do Centro de Ciências da Saúde Prof. Dr. Eduardo Aguilar Arca, da Diretora do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas Prof.ª M.ª Daniela Luchesi, da Diretora do Centro de Ciências Humanas Prof.ª Dra. Ketilin Mayra Pedro e da Secretária Municipal de Educação de Bauru, Izabel Miziara representando o Sr. Prefeito Clodoaldo Gazetta.

A nova Reitora recebeu da Reitora cessante Prof.ª Dra. Irmã Susana de Jesus Fadel as vestes talares próprias do cargo, como o colar doutoral, o capelo e a samarra. O colar doutoral é o símbolo da união e da integração entre os órgãos componentes do UNISAGRADO na sua tríplice missão de ensinar, pesquisar e estender serviços à comunidade. Recebendo o colar, a Profª. Dra. Irmã Vânia Cristina de Oliveira se tornou solenemente investida no cargo de Reitora. O capelo caracteriza o poder temporal e a autoridade na instituição em analogia à coroa real. Com o capelo, o reitor confere o grau nas solenidades de conclusão de curso. A samarra é uma pequena capa na cor branca que simboliza a junção de todas as áreas de conhecimento e a pureza que deve nortear os atos do reitor.

Ao citar Cora Coralina, uma das mais importantes escritoras brasileiras, a Profª. Dra. Irmã Vânia Cristina de Oliveira, em cerimônia realizada na noite de segunda-feira (20/01) no Auditório João Paulo II, foi empossada Reitora do UNISAGRADO, na presença de seus familiares, autoridades de instituições de ensino públicas e privadas, políticas, religiosas, militares, representantes da comunidade, coordenadores de curso, professores e colaboradores do UNISAGRADO.

Em seu discurso de despedida, a Reitora cessante Prof.ª Dra. Irmã Susana de Jesus Fadel destacou três palavras: Saudades, Gratidão e Alegria. “Saudades porque Deus me presenteou com momentos inesquecíveis nesses 24 anos convivendo com esta comunidade universitária. Saudades, porque aqui me tornei quem sou... Gratidão porque meu coração está “transbordando” de gratidão. À Deus, minha gratidão profunda, exatamente por tudo... E alegria porque minha maior alegria hoje é ser testemunha da luz desta Instituição. Quanta luz! Quanto brilho! Minha felicidade e contentamento, Irmã Vânia, é poder lhe entregar nesta noite, esta luz coletiva, formada pela luz de cada pessoa que compõe esta casa e tenho certeza que unida à sua luz pessoal, o UNISAGRADO vai continuar iluminando e dando o brilho que esta cidade e tantas realidades precisam, especialmente nos dias atuais”, enfatizou.

Sobre o futuro do UNISAGRADO e os caminhos para os próximos anos, a nova Reitora faz um convite para que todas as pessoas envolvidas com a instituição de ensino coloquem a pessoa no centro da educação, a fim de percorrer trilhas inovadoras do Ensino Superior e, na busca de cinco propósitos:

  1. Reconfigurar o mindset organizacional
  2. Desenvolver novas estratégias pedagógicas
  3. Implementar a cultura de inovação e sustentabilidade
  4. Ampliar os projetos e resolução de problemas
  5. Cultivar o humanismo solidário

Destaca a importância do UNISAGRADO para Bauru e região como uma missão evangelizadora e educativa. “Nossa Fundadora, a Bem-aventurada Clélia Merloni, nos ensina que “Educar é uma obra de Amor”. Acredita que o UNISAGRADO é consciente do modo de ser e da responsabilidade de formar as novas gerações, “acompanhando-as em suas etapas de crescimento e de resposta à vocação de Deus e a profissão futura como um serviço à sociedade”, abrindo aspas para as palavras do Papa Francisco por ocasião do Pacto Educativo entre “escola/ensino superior, família e sociedade”.

----------------
FONTE: DICOM UNISAGRADO

 

 

Galerias de Fotos

UNISAGRADO tem nova Reitora