Câmara realiza entrega de Moção de Aplauso ao IASCJ

Homenagem pelos 125 anos de Fundação e reconhecimento pelo importante papel de suas obras na cidade de Bauru/SP

Imagem

A Câmara Municipal de Bauru realizou no dia 15 de setembro de 2020, a entrega da Moção de nº 52/2019, de autoria do Vereador SÉRGIO BRUM, aprovada na sessão ordinária de 01/07/2019.

O Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, fundado no dia 30 de maio de 1894, Viareggio, Itália, pela Bem-Aventurada Clélia Merloni, completou em 2019, 125 anos de história, que marca, acima de tudo, o amor ao Sagrado Coração de Jesus.

As Irmãs chegaram em Bauru no ano de 1926 e percorreram uma importante trajetória, dedicando-se à educação, promoção humana e espiritual, pastoral e atividades missionárias e seguindo os passos da sua fundadora, vem transformando, impactando e inspirando a vida de milhares de pessoas que passam por suas obras.

Hoje, o Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus mantém quatro obras na cidade de Bauru:

  • Colégio São José, da Sagrado - Rede de Educação, desde 1926.
  • UNISAGRADO, desde 1953.
  • Colégio São Francisco, da Sagrado - Rede de Educação, desde 1955.
  • Projetos Sociais - Centro Socioeducativo "Irmã Adelaide", desde 2004.

---------------------------------

Durante a cerimônia, o historiador Professor Mestre Valter dos Santos Xavier fez um rápido resgate histórico da presença do Instituto em Bauru:

“Inicio minha fala com um pensamento, muito significativo, do filósofo e sociólogo alemão, Walter Benjamin, que assim dizia:

“[...] Um acontecimento vivido é finito, ou, pelo menos, encerrado na esfera do vivido, ao passo que o acontecimento lembrado é sem limites, porque é apenas uma chave para tudo que veio antes e depois” (BENJAMIM, 1994, p.37)

A história do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, conhecido como IASCJ, no Brasil, está total e profundamente relacionada com a intensificação da entrada de imigrantes no país, no final do século XIX, com a crescente necessidade da Igreja Católica de contribuir na construção do mundo moderno. Fortaleceu-se, na Europa, a ideia de enviar, para o território brasileiro, missionários e missionárias com o objetivo de catequizar e colaborar na adaptação social e religiosa desse numeroso grupo de imigrantes e, claro, somado a isso, o ardente desejo da fundadora, Clélia Merloni, de fazer ser conhecida e amada a devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

Em Bauru, as seis primeiras religiosas, que aqui chegaram, exerciam as mais variadas funções: professoras; catequistas; conselheiras; ministras da eucaristia; administradoras do primeiro Colégio São José; Colégio São Francisco; Fafil, hoje Unisagrado; Educandário, hoje sede da Sagrado Rede de Educação e a Sagrado Store, a creche Madre Clélia Merloni, futura casa de repouso. Em  2004,ocorreu a abertura dos projetos sociais; em 2010, os estudos e o alinhamento organizacional para a formação da  Sagrado Rede de Educação, oficialmente inaugurada no dia 19/03/2011, aqui em Bauru.

Essas seis Apóstolas chegaram à nossa cidade para substituir o Padre Van der Mass, missionário do Sagrado Coração e idealizador, na cidade, de um projeto pedagógico humanista, no final do século XIX e início do XX.

As irmãs trouxeram consigo a esperança e a religiosidade e, logo no primeiro ano, 1926, cerca de 233 alunos foram matriculados e começaram a obter uma educação formal e religiosa no Colégio São José, sua primeira Casa de Educação.

O trabalho sério, comprometido, responsável, firme e dedicado das primeiras apóstolas fez crescer não só a credibilidade, como também contribuiu para a expansão da missão em solo bauruense.

Na década de 1950, muitas escolas paroquiais surgiram, e sabem qual foi a única que sobreviveu, prosperou e se fixou na nossa cidade até hoje? Foi o Colégio São Francisco de Assis, fruto do trabalho de tais Apóstolas, vocacionadas, disciplinadas e com um visão ímpar de futuro. Exemplo desse espírito empreendedor e dessa característica visionária foi a compra deste terreno em que estamos hoje, pois,  aquela foi uma época em que alguns chegaram a afirmar que elas eram “loucas”, sem noção, estavam fazendo um investimento “no meio do nada”, mas possuíam foco e confiança na pujança da cidade, embasamento, estudos e, claro, FÉ.

Desde o momento em que aqui chegaram, as Apóstolas tinham muitas dúvidas, mas uma certeza: de que a educação se faz com seriedade, envolvimento, profissionalismo, atenção, pesquisa, investimentos e formação, valores que sustentam e permeiam todas as suas atividades até hoje.

Educação, para uma Apóstola, é obra de amor (segundo a palavras da própria Madre Clélia) e, também, uma maneira de transformar vidas e entregá-las à sociedade para que esses indivíduos façam sua transformação.

Bauru cresceu pelo café, pela ferrovia, pelo comércio, mas, também,  porque tivemos uma educação sólida humanista e cristã, cuja inegável contribuição foi dada por essas irmãs.

Para mostrar a grandiosidade das Apóstolas na educação, e as transformações que provocaram nas cidades em que atuam, cito duas obras de dissertações de mestrado.

A primeira é de Júlia Tomedi Poletto (2014), intitulada: Colégio Sagrado Coração de Jesus, Bento Gonçalves (1956 – 1972), e a segunda tem por autora Therezinha Elizabeth Tofoli (2003): Educação feminina em Adamantina, São Paulo. O instituto de educação Madre Clélia (1951 – 1978).

E sabem o que esses trabalhos têm em comum? Se é verdadeira a máxima “Contra fatos não há argumentos”, então penso que é irrefutável perceber, de forma concreta, as profundas transformações realizadas por essas senhoras religiosas em todos os lugares pelos quais passaram, mudando, para sempre, o modo de vida das sociedades em sua religiosidade, modo de ser e de fazer da população.

 A Bem-Aventurada Clélia Merloni, com certeza, se alegra com as Apóstolas que assumem, com seriedade, sua missão. Nossa cidade agradece o trabalho, o exemplo e o modo de ser das senhoras.”

---------------------------------

LINK DA TRANSMISSÃO DA CERIMÔNIA NO CANAL DO YOUTUBE - www.http://youtu.be/68wPEEi_jjs

Foram respeitadas as normas de sanitização e todos os presentes estavam devidamente de máscaras e fazendo uso do álcool em gel.

Galerias de Fotos

Moção de APlauso