Celebrando 125 anos de Fundação

"...escutai-me: Nosso Instituto finalmente ressurgiu! " (Madre Clélia)

Imagem

"Dois vivos sentimentos, fortemente experimentados por mim, convidam-me imperiosamente a falar-vos hoje a verdadeira linguagem de uma madre. Cada palavra, cada expressão que usar, deveis atribuí-lo à força destes dois sentimentos: Amor e Dever. Vós, filhas caríssimas, escutai-me mesmo com vivo interesse; ficai atentas às minhas palavras, como as crianças olham fixamente a mãe que lhes fala, impelidas unicamente pelo amor. Portanto, escutai-me: Nosso Instituto finalmente ressurgiu! 

Minhas filhas, elevastes, com ímpeto de reconhecimento, um hino de gratidão àquele Divino Coração, que nada sabe negar a quem a Ele recorre? Finalmente posso dizer que as primeiras flores do nosso jardim     foram transplantadas em terreno mais fértil e cultivadas por dever, com cuidado e interesse, por sábios e zelosos jardineiros.”

Fazemos memória de uma história de amor, história esta sonhada a princípio, no coração de uma jovem e que aos poucos foi ganhando forma e conquistando o coração de tantas outras, e no decorrer dos anos de famílias inteiras.

Clélia Merloni, desde pequena deixou-se encantar pelo Coração de Jesus e tinha como objetivo, fazer Dele o centro de sua vida. Para isto não mediu esforços, enfrentou dificuldades e depois de superar grandes desafios, inspirada pelo Coração de Jesus e iluminada pelo Espírito Santo, concretizou o seu grande sonho: aos trinta de maio de 1984, em Viareggio, Itália, dá vida a nossa família religiosa: O INSTITUTO DAS APÓSTOLAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS.

Ao dar início a esta obra, no coração da jovem Clélia, não existia nenhuma outra intenção, nutria apenas um desejo: entregar-se totalmente a Jesus e tornar o seu Coração mais conhecido e amado; certamente, naquela ocasião, ela não tinha consciência de tudo que sofreria para dar vida ao seu Instituto. Cento e vinte e cinco anos se passaram desde então e hoje podemos contemplar a trajetória construída ao longo dos anos e o Carisma de Madre Clélia vivo e fecundo, perpetuando-se na história, através de cada apóstola nas diversas missões por onde atuam.

Neste momento celebrativo, ainda ressoa em nossos corações a alegria da beatificação de Madre Clélia, e com ela queremos elevar a Deus um hino de louvor e gratidão por tudo que vivemos ao longo desta história singular, as sementes lançadas, a fecundidade do Carisma, os desafios superados, as alegrias, as vitórias, a presença de cada Apóstola que junto com Madre Clélia deu vida a nossa família e através da própria vida fizeram com que o Coração de Jesus fosse mais conhecido e amado. Agradecemos ainda o nascimento da GFASC e sua presença no mundo.

Com o coração transbordando de alegria e gratidão, lançamos para o futuro um olhar de esperança confiando mais uma vez ao Coração de Jesus o nosso amado Instituto na certeza de que Ele é o Senhor da nossa história e até aqui nos conduziu.