Ano Cleliano da Humildade e Caridade: cultive a humildade

Imagem

Para a pessoa humilde, ninguém é pior ou melhor do que os outros, estando todos no mesmo nível de dignidade, de cordialidade, respeito, simplicidade e honestidade. A humildade é um sentimento de extrema importância, porque faz a pessoa reconhecer suas próprias limitações, com modéstia e ausência de orgulho.

Para cultivar a virtude da humildade temos o modelo por excelência, Jesus, que disse: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”. Você e eu precisamos aprender com Jesus, que é manso e humilde de coração. Aliás, o próprio Senhor nos ensina este caminho para encontrarmos a paz e não sucumbirmos diante das dificuldades.

Outro exemplo forte para nos exercitamos na humildade é a Bem-Aventurada Clélia Merloni que, em seu Diário, escreveu: “Oh! que prodígio de amor e de obediência de tua parte, ó Jesus!  Que ingratidão e iniquidade a minha e a de meus irmãos! Eu, Jesus, devo atravessar esta terra cheia de abrolhos, gelo e espinhos. Para chegar à meta, eu preciso de humildade, paciência e de obediência. Tu, ó Jesus, precede os meus passos e faze que eu nunca me recuse em seguir as pegadas que já me foram deixadas por ti” (Diário p. 131).

Repitamos muitas vezes ao dia: Jesus, manso e humilde de Coração, fazei o meu coração semelhante ao vosso.

Texto pela Ir. Josefina Suzin